Informações Técnicas


Uma vez atribuído a uma publicação, um ISBN nunca poderá ser reutilizado para identificar outra publicação.

ALMANAQUE: publicação normalmente editada todos os anos/anualmente contendo uma grande variedade de fatos de natureza heterogênea (efemeridade, anedotas, informações sobre festividades e feriados, informações estatísticas e às vezes um calendário em comum). (Recebe ISSN – é considerado um periódico)..

ANO DE PUBLICAÇÃO: indicação do ano, mês e dia, quando houver, quando a obra for publicada.

ANUÁRIO: publicação em série que é editada anualmente, em geral tem caráter estatístico, contém um resumo de atividades, informações diversas sobre assuntos técnicos.

AUTOR(ES): pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de uma publicação. Escreve o texto da obra a ser edita.

AUTOR(ES) ENTIDADE(S): instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsável(eis) por publicações em que não se distingue autoria pessoal.

CO-EDIÇÃO: edição entre duas ou mais editoras;

COLETÂNEA:: conjunto selecionado de obras, escritas por diversos autores.

COPIRRAITE (COPYRIGHT): proteção legal que o autor ou responsável (pessoa física ou jurídica) tem sobre a sua produção intelectual, científica, técnica, cultural ou artística.

DADOS INTERNACIONAIS DE CATALOGAÇÃO NA PUBLICAçãO(CIP):conhecida como ficha catalográfica. É o registro das informações que identificam a publicação na sua situação atual, no verso da folha de rosto. A ficha só pode ser feita pelo profissional Bibliotecário. Deve constar no verso da folha de rosto do livro.

EDIÇÃO: todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma publicação todas as sua impressões, reimpressões, tiragens etc, produzidas diretamente por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.

EDITORA: casa publicadora, pessoa(s) ou instituição(ões) responsável(eis) pela produção editorial de uma publicação.

EDITORAÇÃO: conjunto de atividades funcionais de um editor, isto é: a seleção, programação, e comercialização dos originais.

EXEMPLAR: cada unidade impressa de uma publicação;

FOLHA DE ROSTO: folha que contém os elementos essenciais à identificação da publicação, assim como: autor, título, subtítulo, edição, local, editora e data.

MIOLO: conjunto de folhas, reunidas quase sempre em cadernos, que formam o corpo da publicação.

ORGANIZADOR: pessoa física que reune em uma só obra, trabalho de outras pessoas.

REEDIÇÃO: edição diferente da anterior, seja por modificações feitas no conteúdo, na forma ou na apresentação da publicação ou seja por mudança de editor.
(cada reedição recebe um número de ordem: 2ª edição, 3ª edição etc.)

REIMPRESSÃO: nova impressão da publicação, sem modificação no conteúdo ou na forma de apresentação (exceto correções de erros de composição ou impressão), não constituindo nova edição.

EDIÇÃO ATUALIZADA / EDIÇÃO REVISTA: permanece o mesmo número de ISBN e também a mesma edição. edição ampliada / edição aumentada: permanece o mesmo número de ISBN e sera a mesma edição.

ACABAMENTO DE LUXO: qualquer detalhe mais elaborado na impressão de um livro aumenta o seu custo final. Verniz localizado na capa, gramatura e tipo de papel, detalhes coloridos no miolo, tudo isso deixa o livro esteticamente mais bonito.

BROCHURA: encadernação simples, na qual os cadernos são cosidos ou colados na lombada de uma capa mole.

CAPA DURA: acoplagem de um papel fino, tecido, percaluz, couro sintético etc. em um cartão de maior gramatura (acima de 1250g/m2). Esta questão está diretamente ligada à gramatura do papel, isto é: quanto maior a gramatura (ou quanto mais grosso for o papel), mais caro os custos de impressão.

Fundação Biblioteca Nacional | Ministério da Cidadania | Brasil.gov.br
Copyright ® Fundação Miguel de Cervantes
Rua México, 45 – 5º andar – Edifício Lumex - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20031-144
Desenvolvido por BBR IT - versão 2.0